
Os carros elétricos e híbridos têm ganhado destaque nos últimos anos devido à crescente preocupação com a sustentabilidade e às emissões de gases poluentes.
Os veículos elétricos oferecem várias vantagens, como menores custos de operação, diminuição da poluição sonora e uma contribuição significativa para a redução das emissões de CO2. No entanto, as limitações relacionadas à autonomia e à infraestrutura de carregamento ainda são desafios difíceis de ser superados por alguns consumidores.
Os veículos híbridos apresentam uma solução de transição, permitindo que os condutores desfrutem dos benefícios de ambos os tipos de motorização. A capacidade de alternar entre os motores elétrico e a combustão não só melhora a eficiência, mas também proporciona uma maior autonomia em comparação com os elétricos puros.
O mercado está a evoluir rapidamente, com muitos fabricantes a investirem no desenvolvimento de novas tecnologias e modelos mais eficientes. Políticas governamentais e incentivos fiscais para a aquisição de veículos elétricos e híbridos também estão a impulsionar esta tendência.
À medida que a tecnologia avança e a aceitação por parte do consumidor cresce, os carros elétricos e híbridos têm potencial para desempenhar um papel fundamental na mobilidade sustentável e na preservação do meio ambiente.
CONHEÇA OS VÁRIOS TIPOS DE MOTORIZAÇÕES MAIS AMIGAS DO AMBIENTE
CARROS ELECTRICOS PUROS
São automóveis que exclusivamente utilizam energia eléctrica para a sua propulsão. Actualmente praticamente todas as marcas oferecem uma ou mais gamas de veículos totalmente eléctricos, havendo alguns construtores que só têm mesmo apenas automóveis eléctricos, tais como a TESLA, a BYD ou a POLESTAR, que antecipam as prorrogativas futuras da indústria automóvel..
HEV - HYBRID ELECTRIC VEHICLE
É um veículo que combina dois tipos de motor, um a combustão e o outro eléctrico, sendo que o seu motor eléctrico não pode ser carregado por uma fonte externa. Num híbrido puro ambos os motores fornecem simultânea ou individualmente energia a uma caixa de velocidades, que por sua vez transmite energia para o automóvel se mover. Em trânsito citadino, o motor eléctrico pode assumir sozinho a propulsão do veículo e em velocidades mais altas o motor em combustão entre em funcionamento para simultaneamente fornecer potência para o veículo se mover ou para recarregar a bateria eléctrica.
MILD HYBRID
Os Mild hybrids são automóveis que combinam um motor a combustão e um motor eléctrico mas não têm capacidade para se viver exclusivamente com propulsão eléctrica, esta existe apenas para auxiliar o motor a combustão quando este precisa de mais energia, como em momentos de aceleração, o que melhora sensivelmente o consumo de gasolina. Por sua vez, quando o automóvel se encontra em desaceleração ou em travagem, o motor eléctrico funciona como um gerador, recarregando a bateria (que não pode ser recarregada como num plug-in). Um exemplo de mild hybrid é um modelo do RANGE ROVER EVOQUE
PLUG-IN HYBRID
Têm um funcionamento semelhante aos dos veículos HEV, portanto podem mover-se exclusivamente a energia eléctrica, mas possuem uma bateria de maiores dimensões e podem ser alimentados por uma fonte de energia externa, seja uma wallbox, tomada ou posto de carregamento. São veículos com alguma flexibilidade e versatilidade pois permitem fazer algumas dezenas de quilómetros em modo exclusivamente eléctrico, nomeadamente nos trajectos diários casa/ trabalho e funcionam também como um veículo convencional a combustão quando a energia eléctrica se esgota ou quando é necessária potência.
R-EV - RANGE EXTENDED ELECTRIC VEHICLE
É um automóvel eléctrico puro (plug-in) com um truque na manga: quando se esgota a energia eléctrica tem um pequeno motor a combustão que entra em funcionamento para fornecer recarregar a bateria. Portanto o motor a combustão não é propulsor, é apenas adjuvante para o veículo carregar a sua bateria. Um bom exemplo destes automóveis é o BMW i3 RANGE EXTENDER